top of page

CADASTRO DOS PRODUTOS: Pontos de atenção aos nossos clientes

O governo exige que as empresas enviem mensalmente informações sobre suas movimentações de compra e venda de mercadorias. Parte dessas informações devem ser geradas no sistema de controle interno que o cliente usa em sua empresa.


Ponto muito importante é sobre a importância do cadastro de produtos no sistema pois o cadastro é a base de tudo que é mandado para o governo.

 

Podemos destacar quatro pontos principais que precisam ser atendidos na hora de cadastrar.

 

1-      “DE-PARA” que é a adequação dos códigos dos produtos

2-      “TIPO DE ITEM” que é a finalidade do produto para a empresa

3-      “UNIDADE DE MEDIDA” indicar e ajustar a correta unidade de medida

4-      “NCM” – Classificação fiscal do produto

 


1 -  “DE-PARA”  que é a adequação dos códigos dos produtos

Quando você vai cadastrar um produto no seu sistema deverá indicar qual é o código do produto que está cadastrando. Não se esqueça que esse cadastro está sendo feito dentro do seu sistema de controle interno da empresa.

Alguns sistemas tem a característica de importar o arquivo eletrônico da nota fiscal de compra do produto de onde ele vai puxar os dados para o cadastro.


Ocorre que quando o fornecedor emitiu a nota fiscal o código do produto que ele usou foi o código do produto dele, que está cadastrado no sistema dele.  Mas quando vende esse produto o código que você usa é outro.


Por isso você precisa fazer um “de-para” que nada mais é que uma parametrização no seu sistema para que ele entenda que deve considerar no cadastro, não o código do fornecedor que veio no XML de compra, mas sim o código interno do produto que você usa.

Vamos ver um exemplo:

Imagine que você compra e vende água mineral, onde você vende a água no código 25 porém o seu fornecedor vende para você a água no código 002.

Quando você for cadastrar essa água mineral você vai considerar no seu cadastro não o código 002 que virá no XML, mas sim o código 25 que é o seu código de cadastro no seu sistema e é o código que vai sair na sua nota de venda. Para que o seu sistema entenda isso você precisa fazer esse “de-para”.

 

Essa regra aplica-se não só aos produtos de revenda mas para as matérias primas e material de consumo também.

 

2-  “ TIPO DE ITEM” que é a finalidade do produto para a empresa

 

Ao cadastrar um produto no sistema é preciso indicar também uma informação chamada “tipo do item”, que nada mais é do que dizer onde o produto vai ser utilizado na empresa, qual sua finalidade.

 

O “Tipo do Item” identifica o destino do produto para a empresa.

No momento do cadastro é muito importante que seja feita adequadamente a indicação da finalidade do produto para a empresa, ou seja, o que a empresa vai fazer com aquele item que está sendo cadastrado.

No seu sistema você vai encontrar um campo as seguintes opções de identificação do tipo do item:

 

TIPOS DE ITEM

 

00: Mercadoria para Revenda; 01: Matéria-Prima; 02: Embalagem; 03: Produto em Processo; 04: Produto Acabado; 05: Subproduto; 06: Produto Intermediário; 07: Material de Uso e Consumo; 08: Ativo Imobilizado; 09: Serviços; 10: Outros insumos; 99: Outras.

 

Na hora de fazer o cadastro deve ser levada em conta a definição que o fisco considera para cada um destes itens. O fisco deu a definição dos principais itens em um manual chamado de Guia Prático do Sped Fiscal.

Vou dizer abaixo aqui, com as minhas palavras o que significa cada tipo de item.


DEFINIÇÃO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE ITENS

 

00 - Mercadoria para revenda: produto adquirido para comercialização;

01- Matéria-prima: a mercadoria adquirida para ser industrializada;

03- Produto em processo: partes do produto final que são fabricadas na empresa e que são cadastradas separadamente;

04 - Produto acabado: produto final produzido pela empresa;

05- Subproduto: sucata que será vendida ou reaproveitada;

06 - Produto intermediário: aquele consumido no processo de industrialização mas que não se integra ao produto final (exemplos: lixa, rebolo...)

Se tiver dúvida no preenchimento desta informação fale com o escritório contábil.

 

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page